A implementação de plataformas de comunicação em rede nem sempre é tarefa simples. Embora explorem o conceito de plug ‘n’ play, sempre é preciso um trabalho de adequação cultural que pode levar muito mais tempo se a experiência do usuário naquela plataforma não for considerada. Num esforço de compreender as boas práticas já existentes e os pontos críticos de contato no uso da ferramenta, foi realizado um mapeamento de toda a jornada dos usuários, que ia desde o onboarding de novos funcionários do Banco Votorantim até a ponta de vendas, o que permitiu a implementação de estratégias mais efetivas que poderiam aumentar o número de usuários embarcados na plataforma e consequentemente uma comunicação mais distribuída. Trabalho desenvolvido em parceria com Fabio Betti da Corall Consultoria, Fabiana Chagas da Historiar Storytelling.
Após pesquisa em profundidade, indentificamos uma baixa adesão a plataforma e também uma questão de entedimento do propósito e da mesma. Confundida com rede social corporativa a plataforma de comunicação em rede e menos centralizada, não demonstrava seu verdadeiro potencial ao não clarificar seu propósito e valor.
Ainda com base nos usuários mais recorrentes da plataforma, modelamos 5 perfis de persona para que fosse uma jornada para cada. Vários pontos de atenção foram destacados, como por exemplo o acesso inicial problemático. Em seguida as soluções puderam ser endereçadas ponto a ponto e categorizadas em três grupos de oportunidades.